Contador de vidas animais

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Energia alternativas

Quando se fala em energias alternativas, logo se imagina algo fora da realidade cotidiana, algo teoricamente possível mas ainda impraticável. Pois há tantas pequenas fontes alternativas tão próximas que a gente pergunta porque não fizeram isso antes.
A Sabesp, empresa de água e esgoto de São Paulo, criou uma fonte muito simples de energia hidrelétrica: a água que sai do reservatório (que nem sempre está no alto de uma montanha, claro) precisa ser bombeada para chegar nas estações de tratamento de água (ETA), na cidade, certo? E daí ela pode descer por gravidade para os bairros, ok? Imagine a quantidade de água que passa nos dutos, e a que velocidade! Ninguém nunca havia pensado em colocar uma turbina nesse ponto, e toda essa energia era desperdiçada!
A empresa assinou no fim de Fevereiro último, o primeiro contrato de 20 anos com as vencedoras da licitação (consórcio Tecniplan e Servitec) para esta utilização: com um investimento de R$27 milhões, pode-se gerar 7MW de energia que, vendida, gerará R$8 milhões por ano - ou seja, em menos de 4 anos o investimento retorna e a Sabesp ainda fica com 23% da energia gerada, o que não é pouco, já que a energia é seu principal insumo.
Quanto desperdício não haverá Brasil afora nas ETAs? Um grande volume de energia, numa distância muito pequena do consumidor: será que precisamos de Belo Monte mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário