Contador de vidas animais

0 galinhas
0 perus
0 patos
0 porcos
0 bois e vacas
0 ovelhas
0 coelhos
0

Número de animais mortos no mundo pela indústria da carne, leite e ovos, desde que você abriu esta página. Esse contador não inclui animais marinhos, porque esses números são imensuráveis.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Plástico de Etanol

Segue o desenvolvimento do etanol de cana nos mais diversos produtos com o lançamento da embalagem "PlantBottle" pela Coca-Cola que deve chegar em abril de 2010a diversas capitais brasileiras. A nova garrafa é produzida com 30% de etanol e 70% de derivados de petróleo.
A logística de produção é bastante internacionalizada: o etanol vai do Brasil para a Índia onde é produzido um sub-produto chamado "bio-Meg" que tem forma de tubos plásticos, que vão para o Uruguai onde se transforma nas embalagens definitivas, que vem para o Brasil de volta. Apesar de todo este transporte, a empresa afirma que o produto emite 25% menos CO2 que a convencional, percentual que deve crescer bastante a partir de 2014, quando o bio-Meg deve ser inteiramente produzido no Brasil, e mais ainda quando a tecnologia conseguir produzir 100% da embalagem a partir do etanol.

Não precisamos nos preocupar com as florestas, pois não há desmatamento significativo para plantio de cana por aqui, diferentemente do que os produtores de etanol americanos e europeus querem nos fazer crer. O problema a ser resolvido, neste momento, é como recuperar as inúmeras áreas que foram usadas pela agropecuária no passado e, exauridas, foram abandonadas. Numa viagem pela Dutra, repare na quantidade de morros que só tem pasto sem serventia e note que muito próximo existem matas. O morro pelado foi desflorestado, usado e abandonado. Precisamos desenvolver ações efetivas de recuperação de áreas degradadas (RAD) em todo o país, para que as culturas úteis possam se expandir sem afetar os biomas que queremos proteger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário